FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

Programa COVIDAmente é detalhado em live das APMs do Grande ABC

No dia 14 de junho, às 19h30, exatos 36 dias após o lançamento do inédito programa COVIDAmente, que visa analisar a intensidade do acometimento mental e emocional enfrentado pela classe médica na pandemia, as três Regionais do Grande ABC da Associação Paulista de Medicina, idealizadoras da iniciativa juntamente com a Clínica Facili, promoveram a primeira live para explicar detalhadamente o programa e apresentar uma análise da participação dos médicos nesse primeiro período de realização da pesquisa, com chat ao final da apresentação para responder às perguntas dos espectadores.

A live foi aberta e conduzida pelo Diretor de Defesa Profissional da APM Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Dr. Adriano Valente, que apresentou os dois painelista da noite: Dr. Newton Ota Takashima, presidente da APM Santo André, e a Profª Dra. Ligia Florio, uma das três psiquiatras da Clínica Facili que vão acompanhar as respostas e, a partir delas, avaliar a saúde emocional dos colegas em relação à ansiedade e à depressão e os seus impactos na vida física e emocional dos médicos.

“A APM é a entidade que mais luta pelos médicos”, destacou Dr. Newton na abertura da sua apresentação, que detalhou o importante trabalho que a APM desenvolve (promover a união, o desenvolvimento científico dos médicos, a defesa da classe médica, entre outros) e listou várias dificuldades enfrentadas pela classe médica, como excesso de faculdades de medicina, domínio das operadoras de saúde, Mais Médicos, Revalida etc., problemas que mexem muito com a saúde mental dos médicos, agravada ainda mais pela pandemia.

“Diante da atual situação de estresse, angústia dos médicos, nós vimos fortemente a necessidade de desenvolvermos alguma ação, algum trabalho que levantasse informações para direcionar ações efetivas de ajuda e apoio ao médico. Assim, criamos o COVIDAmente”, informou Dr. Newton, explicando, a seguir, como a iniciativa foi estruturada e viabilizada após o importante apoio da Clínica Facili, especializada em assistência, ensino e pesquisa em saúde mental.

Por ser uma instituição que trabalha com embasamento científico e humanizado, a equipe da Clínica Facili abraçou a proposta de imediato e sem qualquer fim lucrativo. De acordo com a apresentação da Profª Dra. Ligia Florio, que desenvolve a pesquisa juntamente com duas outras psiquiatras, a Profª Dra. Flávia Ismael Pinto e Profª Dra. Cintia de Azevedo Marques Périco, foi elaborado um projeto de pesquisa que não só fornecerá dados, mas também oferecerá ajuda aos médicos da região do ABC. No chat promovido após as apresentações dos dois painelistas, a Profª Dra. Ligia afirmou que os “médicos mais jovens são os que estão sofrendo mais, bem como os grupos de risco, como pessoas sozinhos e divorciadas”.

Participaram da live o presidente da APM São Caetano, Dr. Julio Abdala Calil, uma das Regionais que integra o programa, juntamente com a Regional São Bernardo e Diadema; Dr. Robson Miranda (APM SBC/D); Dra. Nadjanara Dorna Bueno, Dra. Ariadne Stacciarini Dantas, Dr. Wilson Davanso, Dr. Chady Satt Farah e Dra. Rosana Neves dos Santos, da APM Santo André; Dr. Ernesto Dallaverde Neto, Dr. Roberto Antônio Aniche, Dra. Eli Vallejo, Dr. Eduardo Kawakami, entre outros participantes.

Acesse, acompanhe e responda à pesquisa COVIDamente: https://covidamente.com.br/