FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS

menu

Corrida Getúlio Daré Rabello (1951 – 2016)

Neste ano, devido a pandemia COVID-19 (SARS-CoV-2), não será possível a realização da corrida, presencialmente.

Ela ocorrerá em outro formato. Coincidindo com o início da primavera, em 19 de setembro de 2021, até o dia 16 de outubro de 2021, teremos o Desafio Getúlio Daré Rabello:

a) Corrida com distância a ser percorrida de 100 Km que poderá ser realizada, individualmente ou em grupo (duas ou quatro pessoas);

b) Desafio das Atléticas Acadêmicas de Medicina: maior distância percorrida pelos atletas inscritos pela Atlética, no período estipulado de prova.

Os prêmios? Além dos sábios ensinamentos hipocráticos, da medicina grega antiga, há 460 anos d.C. sobre a íntima relação entre a boa saúde, a prática de atividade física e alimentação regulares, e a possibilidade de estarmos conectados a muitos amigos, As Pílulas do Getúlio. Todo dia, teremos um resumo de dois minutos de Cada Mesa de Apresentação que ocorreu durante o XIII Congresso Paulista de Neurologia, pílulas estas escolhidas pelos respectivos coordenadores de sessão.

Ainda, para os vencedores, prêmios durante a cerimônia de Comemoração do Dia do Médico, no dia 18 de outubro de 2021.

Para a Atlética Vencedora, prêmio em dinheiro e uma muda do Platano de Hipócrates, original da Ilha de Cós, que será plantado em suas dependências, também no dia 18 de outubro.

Façam parte deste desafio. Inscrevam-se.

Não se esqueçam: O relógio não para, jamais.

Comissão Organizadora.

Modalidades

Para participar do desafio, escolha a modalidade que quer participar.

Individual – 100KM

Dupla – 100KM (soma das Distâncias)

Quarteto – 100KM (soma das Distâncias)

Equipe da Atlética Escola de Medicina – mínimo 100KM (soma das Distâncias de todos os participantes da Equipe).

Como Funciona a Corrida Virtual

Entre os dias 19/09/2021, a partir das 00:00hs, e 15/10/2021, até as 18:00hs, escolha um lugar gostoso e um horário adequado e realize o seu desafio.

Lembre-se de inicializar o App Strava para marcar o tempo e a distância.

História

CONGRESSO PAULISTA DE NEUROLOGIA
Corrida Getúlio Daré Rabello (1951 – 2016)


“O relógio biológico não para, mas o exercício físico pode atrasar o tempo”.

Com este mantra, fui apresentado ao Professor Dr Getúlio Daré Rabello, neurologista, professor e corredor e, assim, pude compartilhar com ele de muitas provas de pedestrianismo pelas ruas de São Paulo e por outras cidades, incluindo-se a tão desejada maratona de New York.

Aprendi com ele que a longevidade não estava no tempo vivido, mas o que nós poderíamos fazer com este tempo.

A possiblidade de aumentarmos nossa sobrevida com qualidade, mantendo nossa utilidade, independente da época ou local em que vivemos, de nossos credos (dogmas), paradigmas ou culturas, retroalimenta o mais remoto sonho da humanidade e nosso arquétipo do herói Hércules, da mitologia grega, que após a vitória sobre os doze trabalhos adquire como prêmio olímpico, encerrando assim a epopeia (hermenêutica heroica por excelência) que espelha o paradigma cosmológico da aventura humana, a imortalidade.

Getúlio era pura doação. Aos seus pacientes, seus alunos, seus amigos e em qualquer discussão de casos clínicos. Não havia outro profissional mais perspicaz.

No Congresso Paulista de Neurologia, na Sessão de Desafios de Casos Clínicos, seus comentários eram sempre brilhantes. Brilhante também era a sua participação na Academia Brasileira de Neurologia, na Comissão de Ensino. Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, em Neurologia do Conselho Federal de Medicina / Associação Médica Brasileira / Ministério da Saúde, sempre tinham a marca Getúlio.

Mas eis que, sem nos avisar previamente, em 21 de fevereiro de 2016, Getúlio faz a sua última corrida. Ele resolveu encerrar as suas atividades, bem próximo ao estádio do Pacaembu, um local emblemático, que em Tupi-Guarani significa terras alagadas, sendo um simples local de descanso para os índios em suas jornadas.

Não temos dúvidas, que hoje, Getúlio se encontra na Aldeia Boa, juntamente com outros guerreiros e heróis.

Em sua homenagem, para não esquecermos os seus ensinamentos, durante o Congresso Paulista de Neurologia, instituímos a Corrida Getúlio Daré Rabello, que se tornou um evento de sucesso.

Por: APM (informações e imagem)