FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

Nossas Entidades Médicas

Temos três grandes grupos de entidades médicas bem atuantes no Brasil: os conselhos, os sindicatos e as associações.

Os conselhos têm a função de zelar pela medicina praticada, definir as regras da boa prática médica (a principal ferramenta para isso é o Código de Ética Médica) e até punir os casos de descumprimento da boa prática. Para ter a isenção necessária para julgar um ato médico, os conselhos não podem ser entidade de defesa do médico, mas somente de defesa da Medicina.

Os sindicatos têm o enfoque mais trabalhista envolvendo o médico, zelando pelo devido equilíbrio de direitos e deveres dos médicos enquanto trabalhadores de alguma instituição. São eles que negociam com os sindicatos patronais as questões laborais.

As associações tem uma abrangência maior em prol do médico. Podem, e devem, ter atuação que vise beneficiar os médicos em sua vida profissional e pessoal. Diferente das entidades anteriores, as associações podem sugerir serviços, oferecer atividades, promover ações em diversas áreas para o médico, para seu consultório, para sua família, para seu lazer e bem-estar.

A Associação Médica Brasileira (AMB) é a grande promotora das diversas sociedades de especialidades médicas no Brasil, que trazem a melhor maneira de fazer a Educação Médica Continuada em todo o território nacional. Ligadas à AMB, estão diversas associações médicas dos estados brasileiros, como é o caso da nossa Associação Paulista de Medicina (APM). Por sua vez, a APM tem suas regionais por todo o estado, cada uma com um número variável de cidades; no nosso caso abrange Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Cada regional é identificada pelo nome da cidade onde fica a sede da regional.

Fazendo parte da APM Regional Santo André, o associado pode usufruir dos benefícios oferecidos por esta regional, mas também dos benefícios oferecidos pela sede de São Paulo e os gerais da AMB, pois a contribuição mensal do associado é dividida entre estas três entidades. Da mesma forma, o associado pode e deve dar sugestões e cobrar melhorias de cada uma, pois isto torna mais forte o associativismo.

Venha, participe. Contamos com você.

Dr. Newton Ota Takashima – Presidente da Associação Paulista de Medicina Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Editorial da edição 156 da revista digital Notícias Médicas

Para acompanhar todas as notícias, acesse https://www.apmsantoandre.org.br/wp-content/uploads/2022/08/APM-SA-Julho-Agosto-2022.pdf