FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

Casa do Médico Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

70 anos de representatividade na Região do Grande ABC

O ano é 1952. O atleta Ademar Ferreira da Silva ganha sua primeira medalha de ouro no salto triplo dos Jogos Olímpicos de Verão, em Helsinque, Finlândia; é inaugurado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão; a esquadrilha da fumaça faz a sua primeira apresentação; é lançado o filme Tico-Tico no Fubá, uma produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, com filmagens nos estúdios de São Bernardo do Campo.

Nesse mesmo ano, em Santo André, um grupo de médicos, articulado pelo Dr. Álvaro Manfredi e Dr. Francisco Perrone, inicia um movimento para a criação de uma associação empenhada nas causas médicas. Para alcançar esse objetivo, são realizadas visitas aos médicos da cidade para apresentar a ideia e conseguir apoio. O trabalho é um sucesso e culmina na fundação da Associação Paulista de Medicina Regional Santo André, em 10 de dezembro de 1952, com uma Diretoria Provisória.

Para o pleno funcionamento, era preciso um espaço para a realização das atividades. Em fevereiro de 1953, em reunião, a diretoria autoriza o presidente interino, Dr. Álvaro Manfredi, a alugar uma sala. Em maio do mesmo ano, a Casa do Médico Santo André é inaugurada em um salão situado na Rua Coronel Alfredo Fláquer, Centro de Santo André. Sede estabelecida, agora era preciso promover eleição para compor uma nova Diretoria, que acontece em 15 de outubro de 1953, com chapa única, presidida pelo Dr. Álvaro Manfredie. Dr. Francisco Perrone é nomeado Presidente de Honra.

Rapidamente, a entidade se transforma em uma alternativa de confraternização entre médicos e familiares, além de ser um espaço efetivo para debates de diversos temas, principalmente científicos, visando a atualização médica, como os avanços da medicina e novos procedimentos.

A Regional cresce rapidamente, e é necessário um espaço mais amplo. Meta atingida por Dr. Celso Gama, após assumir a presidência em 1968, quando, durante a sua gestão, transfere a Regional para um local maior e melhor situado na Rua Santo André.

Em sua segunda gestão, 1970-1973, Dr. Henrique Calderazzo conquista a primeira sede própria. Na época, o prefeito Newton Brandão, que era médico e também chegou a presidir a APM Santo André, 1974 a 1975, cede um terreno na Rua Prefeito Justino Paixão para a Casa do Médico. Sem verbas para a construção, a diretoria da Regional opta por fazer uma permuta com a prefeitura, que se incumbe das obras de edificação do conhecido prédio da Caixa de Pensões e, em troca, doa algumas salas à Regional, onde passa a funcionar a sede.

Mas o sonho da conquista de uma Casa do Médico que oferecesse infraestrutura adequada para o desenvolvimento de todas as atividades está presente nas estratégias de atuação das gestões que se seguem.

À frente da diretoria por duas gestões consecutivas, 1991-1993 e 1993-1995, Dr. Ernesto Dallaverde Neto empreende um trabalho em busca de recursos financeiros, baseado em austeridade administrativa, realização de eventos sociais com lucro e parceria com a APM-SP. O resultado é a compra de uma casa antiga construída em um terreno de 368m2, no número 224, da Avenida dos Andradas, próxima a dois grandes hospitais, o Christóvão da Gama e o Brasil.

Dr. Dellaverde passa o bastão a Dra. Nadjanara Dorna Bueno, a primeira mulher no comando da entidade. Firme no mesmo propósito de seus antecessores, ela desenvolve um  trabalho sério para conseguir novos recursos financeiros. Em dezembro de 1998, a casa antiga que abrigava a sede é demolida e é lançada a pedra fundamental da futura sede. Em janeiro de 1999, são iniciadas as obras, que segue cronograma firme e rápido de construção. No mesmo ano, na data oficial do Dia dos Médicos, 18 de outubro, acontece a inauguração da Casa do Médico, como parte das comemorações.

Nestes 70 anos, todas as diretorias, sem exceção, desempenham papel fundamental na construção de uma associação representativa atuante e forte, com a realização de um trabalho amplo e eficaz em prol dos anseios de seus associados e da comunidade.

Os 70 anos está na edição 158 da revista digitial Notícias Médicas, que traz ainda a cobertura completa da festa do Dia dos Médicos, promovida em 22 de outubro, e muito mais. Acesse e confira https://apmsantoandre.org.br/wp-content/uploads/2022/12/Not%C3%ADcias%20M%C3%A9dicas%20novembro-dezembro%202022%20-%20edi%C3%A7%C3%A3o%20158.pdf