FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

APM: uma entidade que cuida dos interesses do médico

Entrevista com *Dr. Antonio José Gonçalves – Vice-presidente da Associação Paulista de Medicina

APM: uma entidade que cuida dos interesses do médico

Entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, a Associação Paulista de Medicina (APM) cumpre, desde a fundação, em 29 de novembro de 1930, a sua primordial missão de representar e defender os médicos do estado de São Paulo, como também promover ações em prol de uma Saúde de qualidade aos cidadãos. Federada à Associação Médica Brasileira, a APM tem 70 Regionais, que seguem os princípios da Estadual, e mantém núcleos ativos e dezenas de Departamentos e Comitês Científicos. Ficar sócio da APM é, enfim, fortalecer o associativismo tão importante para o pleno desenvolvimento e fortalecimento da categoria. Mas ser sócio da APM significa também poder usufruir de uma gama diversificada de benefícios e vantagens, estruturados para facilitar o dia a dia do médico no campo pessoal e profissional, a começar pela fundamental educação médica continuada. Para o associado e os não associados poderem entender a grandiosidade desse trabalho, o vice-presidente da APM e secretário geral da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Antonio José Gonçalves, abordou vários pontos na entrevista que concedeu à sua revista digital Notícias Médicas.

A APM é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, o que isso significa?

Significa que a Associação Paulista de Medicina, como as outras federadas de todos os estados do Brasil coordenadas pela AMB, é uma entidade associativa que tem a missão de dar apoio ao médico em todas as áreas que ele necessita para exercer a sua profissão da melhor maneira possível. Desse modo, a entidade atua fortemente na área de defesa profissional, educativa, social, científica… Para se ter uma noção, na primordial área de educação médica continuada, a APM exerce o significativo papel de elaborar e oferecer cursos, webinars, congressos e muitas outras atividades científicas de grande relevância, as quais visam promover a atualização médica da mais alta qualidade. Até a questão do lazer merece toda a atenção. Enfim, para nós – e aqui vale destacar que todos os diretores trabalham sem nenhuma remuneração -, tudo deve ser pensado, estudado e desenvolvido com muita responsabilidade, tendo em vista oferecer o melhor para o médico, sempre. 

Dentro da missão da APM, existem áreas que se destacam?

Acredito que são duas as funções básicas da APM. A primeira é oferecer ao médico as melhores condições possíveis para o bom exercício profissional. E a segunda questão é cuidar da saúde da população. Eu acho que essas são as premissas básicas nas quais a APM tem pautado suas ações e atividades no decorrer desses 93 anos de existência.

A educação médica continuada é o carro chefe da APM? Qual a sua importância para o médico?

Sem dúvida a educação médica é muito importante e, de fato, promove a atualização médica. A entidade tem um setor que patrocina todo tipo de eventos, dos pequenos aos grandes, como congressos, além de também oferecer toda a sua infraestrutura para que as diferentes sociedades de especialidades possam realizar os seus encontros e cursos aqui na sede. Há pouco mais de um ano, nós criamos o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM), visando oferecer cursos e pós-graduação credenciados pelo Ministério da Educação e Cultura. A nossa ideia é expandir esse programa para todas as sociedades de especialidades e também para outras entidades que necessitarem. O objetivo é que seja um instrumento adicional de ensino, e de um ensino com certificação, que  irá melhorar o currículo do médico e auxiliá-lo a crescer na profissão. Portanto, a educação médica é um dos nossos carro-chefe. 

Além da educação médica, a APM oferece uma gama de serviços para os sócios. Quais são os principais na sua visão?

Na realidade, gostaríamos que o médico ficasse sócio pelo fato dele entender o que é o associativismo e a sua importância para a união da classe. E nem sempre é assim. Muitas vezes é necessário oferecer serviços, oferecer benefícios, para que o médico se sinta atraído em ficar sócio. Entendemos essa posição e, portanto, a entidade tem um leque muito grande e diversificado de benefícios e vantagens. Entre eles, temos o seguro saúde que é extremamente vantajoso para o associado, com serviço de concierge, onde o médico é só ligar e um corpo de funcionários da APM se encarrega de marcar o exame do médico, a cirurgia, cuida do reembolso para ele, enfim, um trabalho personalizado que facilita muito a vida do associado. Também temos o Clube de Benefícios, que por meio de parcerias com grandes empresas, propicia ótimos descontos em diferentes produtos, até automóveis. Na área sociocultural, desenvolvemos diferentes atividades para a promoção da cultura. Em nossa sede, temos uma pinacoteca com um acervo maravilhoso, como obras de Tarcila do Amaral e de Di Cavalcante avaliadas em alguns milhões de reais, entre outros grandes artistas. Também temos uma biblioteca, uma série de eventos culturais, entre eles, o clube do vinho e a parte de cinema, quando experts discutem a temática de um filme, após a sua exibição. No lazer, destacamos o nosso amplo e belíssimo clube de campo, localizado na Serra da Cantareira, transformado recentemente em um Hotel Fazenda, para que possa gerar recursos para a entidade. Ou seja, a APM é uma entidade que oferece uma gama de atividades extremamente importantes para o médico associado e sua família.

Vivemos uma época de judicialização da medicina. Como é a atuação da APM nesse campo?

Este é outro ponto que tem a nossa especial atenção. A APM dispõe de uma área jurídica, com um corpo de advogados que presta a defesa do médico em questões específicas de erro médico, totalmente gratuita. Assim, o médico sócio que for acusado de erro médico pode procurar a Associação Paulista Medicina, que ele terá um advogado para acompanhar o seu processo do começo até a sentença final, gratuitamente, ou seja, sem qualquer custo. Já outros assuntos jurídicos oferecemos uma assessoria gratuita.

A defesa profissional da classe é outra área muito forte?

A negociação com as operadoras de saúde suplementar também é um serviço relevante que a APM desenvolve com extrema competência. Nós temos dois diretores que se preocupam com isso diuturnamente. Todos anos eles realizam reuniões de negociações com as operadoras de saúde no sentido de manter um mínimo aceitável na questão da remuneração do trabalho médico. Também já encabeçamos vários movimentos em defesa dos direitos dos médicos e por uma saúde de qualidade de grande repercussão nas mídias.

Acadêmicos de todo o estado de São Paulo, do primeiro ao sexto ano, podem participar da APM sem taxa associativa. Qual a importância desse trabalho?

Nós estamos tentando trazer o jovem médico para a Associação Paulista de Medicina, mas é um trabalho muito difícil atualmente, porque o jovem médico não tem uma cultura de associativismo enraizada como nós tínhamos, e isso é muito importante. Desde o primeiro ano da faculdade, o acadêmico pode integrar o quadro associativo da entidade, temos o departamento dos acadêmicos, sem pagar nada e com direito a todos os serviços e benefícios. Ele pode participar de webinars, congressos, das reuniões que são realizadas pelos diferentes departamentos científicos da entidade, os quais são conduzidos pelas sociedades de especialidades do estado de São Paulo, sem o pagamento de qualquer taxa. É lógico que se ele for contratar algum serviço que ofereça custo, como, por exemplo, seguro saúde, obviamente terá de pagar por ele, como qualquer outro sócio. Entendemos que os acadêmicos são o futuro da Associação Paulista de Medicina. E esse é um investimento que nós estamos intensificando cada vez mais. No final de 2022, lançamos o programa Agente da APM, que se trata de uma rede estadual de estudantes de medicina que ficam conectados entre si, coordenados pela APM. A ideia é que os estudantes sejam agentes divulgadores da capacidade representatividade da APM.

E os médicos utilizam os serviços que são oferecidos?

Inúmeros sócios gostam e utilizam dos serviços e benefícios. É claro que existem aqueles que não usam, mas acredito que seja mais por desconhecimento. Mas não há justificativa para isso, porque, além da divulgação em nossas redes sociais, é só entrar no site da APM para ficar por dentro de tudo. No cabeçalho da home tem campo específico para defesa profissional, educação continuada, IESAPM, serviços, Hotel Fazenda e Clube de Benefícios, este com o detalhamento dos produtos e serviços de empresas parceiras em diversos segmentos, de roupas, lazer, viagens… até automóveis, tudo com ótimos descontos. Como já mencionei, o seguro saúde é um grande benefício que a Associação Paulista oferece aos sócios, é outro carro-chefe da entidade.

Na sua resposta da quarta pergunta, o senhor tocou em um ponto essencial, que é a geração de recursos, ou seja, a APM é uma entidade sustentável?

Nós tivemos que nos reinventar. No decorrer dos últimos anos, o número de sócios vem caindo, não só na Associação Paulista Medicina, mas em outras associações médicas. Esse cenário faz com que tenhamos que buscar novas fontes de financiamento, no sentido de manter a sustentabilidade da nossa entidade. Uma das formas encontradas foi a construção de um edifício, quatro anos atrás, localizado no número 67 da Rua Francisca Miquelina, paralela à Avenida Brigadeiro Luís Antônio, bem atrás da sede. Nomeado de Dr. Florisval Meinão, em homenagem ao nosso ex-presidente e atual diretor Administrativo, o edifício tem 117 apartamentos, que são alugados, com uma taxa de ocupação superior a 85%, uma taxa muito boa, que tem gerado uma renda importante para a entidade. Também temos o Hotel Fazenda. Todos esses recursos mantém a APM de forma sustentável, fortalecendo as ações que realiza em prol da classe médica e de uma saúde de qualidade à população. É importante que as Regionais sigam a mesma filosofia da Estadual, ou seja, criem mecanismos de financiamentos.

*Dr. Antonio José Gonçalves -Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo- FCM Santa Casa SP (1975), Mestrado em Medicina (Cirurgia-1985) e Doutorado em Medicina (Cirurgia) pela FCM Santa Casa SP (1993). Em 2011, foi aprovado em concurso para livre-docente em Cirurgia pela FCM Santa Casa SP e em concurso para Professor Titular do Departamento de Cirurgia. Tem formação como Cirurgião Geral e de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Exerceu vários cargos públicos no Município e Estado de São Paulo, junto às respectivas Secretarias de Saúde, como Médico Coordenador do Sistema de Urgência e Emergência do Município e Estado de São Paulo. Atualmente é Professor Titular e foi Diretor do Departamento de Cirurgia da Irmandade e da FCM Santa Casa SP, entre 2011 a 2014. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de cabeça e Pescoço. Atualmente, É  professor do Curso de Graduação e de Pós-Graduação da FCM Santa Casa SP e atua principalmente na área de Oncologia. Na área associativa, é vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) e Secretário Geral da Associação Médica Brasileira (AMB).

revista digital Notícias Médicas – edição 159 traz muitas outras informações relevantes. Acesse e fique por dentro https://www.apmsantoandre.org.br/wp-content/uploads/2023/03/APM%202023%2001%2002.pdf