FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

Editorial: O Associativismo Medico está doente?

O associativismo nada mais é do que um modelo de colaboração entre pessoas ou empresas que têm interesses em comum. 

Em 1829, houve o surgimento da primeira sociedade médica no Rio de Janeiro, que tinha como objetivo debater assuntos relacionados à saúde e à doença. No final da década de 192, surgiu o Sindicato Médico Brasileiro, também no Rio de Janeiro, com o propósito de combater pessoas que exerciam a medicina indevidamente. A fundação da Associação Médica Brasileira ocorreu em 1951, com intuito de defender o exercício da Medicina e buscar uma assistência de qualidade no setor de Saúde. Com o passar dos tempos, foram surgindo as Sociedades das diversas especialidades médicas. 

Na atualidade, o Associativismo médico está enfraquecido e com baixa adesão, principalmente por parte dos jovens médicos, sendo a faixa etária média dos associados de 50 anos. Um dos desafios da APM – Associação Paulista de Medicina, hoje, é conquistar o jovem médico, entendendo suas necessidades, expectativas e, dessa forma, modernizar o modelo de adesão associativa. 

Buscar maior integração com as sociedades médicas de especialidades também é um quesito a ser trabalhado, a fim de diminuir essa fragmentação estabelecida.  

Tão importante quanto entender as necessidades do jovem médico é informa-los dos benefícios oferecidos hoje pela APM como: Defesa Profissional, orientações jurídicas, educação continuada, assessoria para aposentadoria, assessoria para contabilidade e despachante, clube de campo, hotel fazenda, etc., além do prazeroso convívio e troca de experiencia com os colegas, seja nos encontros científicos ou sociais.  

Não podemos deixar esse “adoecimento” se agravar. Ao contrário, devemos buscar oportunidades para um “tratamento” efetivo com resultados duradouros.  

Fica aqui então meu convite ao jovem médico para se unir a nós. As novas ideias dos jovens entrantes, unidas à experiência já adquirida pelos atuais sócios ao longo dos anos, é uma receita para fortalecer nossa Associação. E todos colegas médicos não sócios venham também fazer parte deste time. Dessa forma, esperamos resgatar a robustez do passado com a modernidade do presente, visando um futuro cada vez mais saudável para o Associativismo Médico. 

Dra. Ariadne Stacciarini Dantas – Delegada à Assembleia da APM

A revista digital Notícias Médicas – edição 159 traz muitas outras informações relevantes. Acesse e fique por dentro https://www.apmsantoandre.org.br/wp-content/uploads/2023/03/APM%202023%2001%2002.pdf