FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

Presidente eleito da APM participa de audiência no STF sobre abertura de escolas médicas

Antonio José Gonçalves, presidente eleito da Associação Paulista de Medicina para o triênio 2023/2026 e secretário geral da Associação Médica Brasileira, participou de audiência na última quarta-feira (8) com o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para tratar da abertura de até 95 novas escolas médicas – conforme edital publicado pelo Ministério da Educação no dia 4 de outubro.

A audiência foi solicitada pelo Conselho Federal de Medicina, representado por seu presidente, José Hiran da Silva Gallo, e também contou com a participação da Associação Médica Brasileira, representada por seu presidente, César Eduardo Fernandes. A APM foi convidada pela AMB, por conta do envolvimento de Gonçalves com o ministro Fachin no 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia.

Durante o encontro, os representantes das três entidades médicas entregaram um documento assinado em conjunto pelo CFM e AMB explicitando os motivos pelos quais as instituições são frontalmente contrárias a esta abertura. “O ministro mostrou-se favorável às nossas posições, defendendo que existam melhores médicos, e não apenas maior quantidade de profissionais. E entendeu que a posição contrária à decisão nada tinha de corporativa, mas sim de defesa da Saúde de qualidade para a população”, afirma o presidente eleito da APM.

Atualmente, há duas ações sobre o assunto em votação no STF: a Ação Declaratória De Constitucionalidade (ADC) 81 e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7187, ambas relatadas pelo ministro Gilmar Mendes.

Em relação à ADC 81, houve votos favoráveis dos ministros Gilmar Mendes e Luís Fux à manutenção das regras do Mais Médicos para novos cursos de Medicina, afirmando a constitucionalidade da exigência de chamamento público para autorização. Já os ministros Luiz Edson Fachin e Rosa Weber votaram contra a medida e o ministro André Mendonça pediu vista dos autos no início de outubro, ainda não tendo emitido seu parecer.

“Desta maneira, o ministro Fachin sugeriu que procurássemos o ministro André Mendonça antes do pronunciamento de seu voto e que avaliássemos uma ida à Advocacia Geral da União no sentido de também esclarecê-los das trágicas consequências que esta abertura indiscriminada de escolas médicas no nosso País trará para a qualidade da atenção à Saúde, aumentando o risco de erros”, finaliza Gonçalves.

Por: https://www.apm.org.br/noticias-em-destaque/presidente-eleito-da-apm-participa-de-audiencia-no-stf-sobre-abertura-de-escolas-medicas/

Foto: Divulgação STF