FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

Revista Digital Notícias Médicas

Editorial Edição 150

Toda área integrada do nosso planeta vive uma crise há mais de um ano e meio! Em termos de duração, a pandemia superou as expectativas pessimistas dos diversos futurólogos. Se contarmos as sequelas e/ou efeitos secundários graves causados em nossa sociedade pela pandemia, chegaremos a uma década de sofrimento. Isso sem contar as irreparáveis perdas de amigos e parentes.

Esta década de sofrimento nos dá vários motivos de entristecimento, sem dúvida, mas devemos dar atenção ao fato que ela também nos dá oportunidades de construirmos coisas novas e melhores. Lembro de um mestre, o Sr. Rigamonti, dizendo que “a insatisfação é a mola do progresso – se o homem se mantivesse satisfeito, moraria em cavernas até hoje”.

A pandemia acelerou quebras de paradigmas que já vinham acontecendo, reposicionou valores que não estavam devidamente priorizados, nos tirou da zona de conforto em diversos aspectos!!  Alguns colegas já estavam decididos a levar a vida pessoal e profissional à margem da informática até onde lhes fosse possível, e com esperança que isso pudesse ser até o final; com a pandemia, eles foram atirados numa dimensão baseada no mundo virtual, sendo obrigados a aprender a conviver dentro dele, mesmo tendo uma dificuldade inicial; à medida que vão se adaptando a ele, conseguem enxergar vantagens que não viam antes. Então, ao meu ver, tiveram um ganho importante em suas vidas!

Nossa sociedade está revendo valores e conhecendo novas maneiras de se relacionar, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Quando a pandemia passar, nos reconstruiremos baseados nessas novas definições, e nessa reconstrução poderemos ser bastante ativos, ou seguir para onde a onda nos levar. Esta fase traz uma grande oportunidade de nos reconstruirmos de maneira mais moderna, mais alinhados com o mundo atual, precisamos clarear nossos valores, enxergar o movimento da sociedade, definir nossos objetivos e nos preparar para atingi-los.

Espero que o distanciamento social dure alguns meses, e neste prazo devo me preparar o melhor possível para construir as mudanças que eu quero. Que tal cada um fazer isso para si?

Dr. Newton Ota Takashima

Presidente da Associação Paulista de Medicina Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Acesse o link e veja a revista Notícias Médicas-Ed. 150: https://online.fliphtml5.com/qlod/nvwb/