No primeiro semestre de 2025, tivemos alguns episódios de tempestade em nossa região, e um deles resultou em um alagamento do telhado da nossa Casa do Médico, levando à queda de todo o forro do nosso auditório e ao comprometimento elétrico significativo de todo o imóvel. Tivemos que suspender temporariamente todas as atividades presenciais na Casa do Médico.
Para a recuperação do auditório, dedicamos especial atenção à prevenção de ocorrências semelhantes, pois outras tempestades acontecerão todos os anos. Assim, fizemos diversas melhorias para aumentar a segurança: desde a troca de todas as telhas e o aumento da inclinação do telhado para maior vazão de água, passando pela criação de novos fluxos de drenagem para a água da chuva, tanto no telhado quanto no subsolo do imóvel, até a adequação da saída de água do nosso imóvel para a rede pública.
A queda do forro causou a perda de toda a instalação elétrica, de iluminação e de sonorização do auditório, além do forro propriamente dito. Por isso, substituímos todo o material utilizado, como fiação, eletrocalhas, luminárias, alto-falantes etc., o que nos permitiu ganhos qualitativos e de eficiência no funcionamento do auditório. Com equipamentos mais simples, conseguimos melhorar a iluminação e a sonorização em relação ao que tínhamos anteriormente.
Como em qualquer obra, algumas vezes fomos surpreendidos com instalações que desconhecíamos e tivemos que adaptar o plano inicial. Houve também situações em que decidimos fazer grandes alterações, desde que trouxessem mais segurança e praticidade. Com isso, nossa obra de recuperação já ultrapassa seis meses de duração, mas já realizamos melhorias que teriam que ser feitas no médio prazo, muito provavelmente com custo maior, caso fossem executadas em outro momento.
No início de 2026, deveremos concluir a obra e convidaremos todos os associados para conhecer as melhorias e trazer sugestões de ações que as novas instalações permitirão realizar. A Casa do Médico é a nossa casa e existe para promover integração e benefícios a toda a classe médica da nossa região.
Contamos com a presença de vocês. A participação de cada médico nos motiva muito! Sejam todos muito bem-vindos.
Editorial divulgado na edição 174 da revista digital Notícias Médicas
Acesse a edição e acompanhe todas as informações https://www.apmsantoandre.org.br/wp-content/uploads/revistas/174.pdf