FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

A transformação digital na medicina

Editorial

Estamos vivendo um momento de muitas transformações, transformações que também vivenciamos no nosso trabalho.

Deparamo-nos com a telemedicina, que apareceu de um dia para outro em nossa vida profissional, em função da pandemia.

Nesse mesmo período, percebemos a evolução rápida, de algo que já era uma tendência, no aumento do número de médicos presentes nas mídias sociais, levando informações sobre área da saúde, assim como de pessoas buscando por informações de saúde e também por profissionais de saúde pela internet, algo que muitos de nós nunca imaginou que pudesse acontecer.

Foram tantas transformações na forma de exercer a medicina, que muitos médicos, e aqui acredito que aqueles com mais tempo de formação, se perguntaram: – Onde está a medicina que aprendi?? Aquela onde converso de frente com o paciente e faço todo o exame físico, com a semiologia que aprendi?

Diante deste movimento, onde a tecnologia está ganhando grande importância junto ao atendimento médico, seria interessante a classe médica estar conectada a essas mudanças com a finalidade de participar ativamente das transformações digitais, discutindo e contribuindo para estabelecer normativas, onde o exercício profissional seja o maior beneficiado.

Neste contexto, é importante a união entre os médicos com mais tempo de formados e os mais jovens, onde a troca de experiências vividas e as expectativas sobre a profissão possam conduzir a um caminho melhor no exercício da medicina nesta época de mudanças.

Todas essas questões reforçam a importância do associativismo, onde podemos ganhar voz e colocar questões relevantes para os médicos no exercício da profissão. A evolução tecnológica é um caminho sem volta, mas utilizá-la de forma adequada, com ética e conhecimento é de grande valor.

A Associação Paulista de Medicina Regional Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra entende essa necessidade diante deste período de transformação digital, e está buscando uma comunicação com os médicos, com a finalidade de entender melhor as suas expectativas, assim como trazer informações sobre esses temas atuais e relevantes.

Convidamos você, médico, a participar deste contexto de mudanças que estamos vivendo na medicina. A Casa do Médico é sua. É um espaço de integração, onde podemos discutir, aprender e concretizar mudanças importantes na prática da medicina.

Dra. Rosana Neves

Diretora de Comunicação da Associação Paulista de Medicina Santo
André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

https://www.apmsantoandre.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Noticias-Medicas-maio-junho-2022-edicao-155-Final.pdf