FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

A importância das redes sociais na área da saúde

Entrevista com Regis Amedi – CEO da Salsanova, empresa de Comunicação e Marketing

As redes sociais vieram para ficar. Até aqueles que até pouco tempo torciam o nariz, acabaram se rendendo ao apelo dessa nova forma de se comunicar. E a área da saúde não ficou de fora dessa transformação digital. Afinal, as redes sociais facilitam uma maior interatividade entre médico e paciente e a propagação de informações médicas importantes para a população, como as campanhas de saúde, alertando e orientando o público leigo na promoção do bem-estar. Sem contar que não existe distância e a informação atinge o público alvo de forma muito rápida. Mas como as rosas, o marketing de mídia social tem seus espinhos, e muitos profissionais que se aventuram nesse campo sem o conhecimento necessário do funcionamento de cada plataforma e quais ferramentas elas oferecem, ficam frustrados ao ver seus esforços malograram. Para falar um pouco sobre esse tema que já faz parte da vida do médico moderno, a revista Notícias Médicas convidou Regis Amedi, CEO da Salsanova, empresa de Comunicação e Marketing, fundada em 2004.

Qual importância do marketing digital na área médica?

Marketing é estratégia. As pessoas passam muito tempo na internet e, por isso, nos últimos anos a comunicação digital vem sendo cada vez mais essencial. Assim como para todas as outras áreas, o marketing é necessário para se fazer presente no mundo digital, e a pandemia consolidou essa necessidade. No entanto, vale ressaltar que na medicina, assim como no direito e em algumas outras áreas, a comunicação precisa estar dentro de leis específicas que regem a profissão.

Nesse ponto, as mídias sociais entram como uma oportunidade de visibilidade do trabalho do médico?

Fazer parte das mídias sociais se tornou um hábito. Do ponto de vista mercadológico, como todos os outros tipos de mídia, elas vendem audiência. Isso é feito por meio de métricas como engajamento, alcance, impressões, entre outras. É cada vez mais raro (mas não impossível) conseguir o sucesso chamado orgânico (gratuito), tendo do outro lado um algoritmo que só visa investimento. Se você mostrar seus diferenciais e provocar curiosidade, sua visibilidade pode aumentar, porém, o melhor caminho para resultados é sempre investir com inteligência, não impulsionar posts aleatórios e manter uma frequência contínua desse investimento. As métricas são tangíveis e essa “compra” é algo que você precisa e pode fazer.

Como elas podem influenciar na prática médica?

Não há exatamente uma forma de mensurar como as mídias sociais influenciam na prática médica, mas é possível entender que elas são um modo eficiente de alcançar pacientes e mantê-los por perto. Já participei de situações em que o trabalho de mídias sociais deu muito certo, lotando agendas de hospitais e clínicas, independentemente do tamanho. Porém, é importante lembrar que o uso das redes pode ocasionar em patologias quando consumidas de forma exacerbada, e que isso não deve ser incentivado.

As mídias sociais também podem ser utilizadas como ferramentas de aproximação entre médico e paciente, podendo, inclusive, serem usadas na fidelização do cliente?

Sim, podem. Lembrando da premissa citada anteriormente, as mídias usam algoritmos (robôs) e tudo é tangível. O conteúdo orgânico deve respeitar um calendário contendo posts estratégicos (que mostram diferenciais), posts técnicos (alguma referência ou inovação) e posts com datas comemorativas. Essa diferenciação de posts ajuda a fidelizar os clientes.

O que é mais importante nas postagens: o conteúdo, a imagem, ou os dois?

Os dois são importantes. Além disso, é essencial fazer uma curadoria de conteúdo, escolhendo o que e como será postado. 

Como fica a ética médica no marketing virtual?

Excelente pergunta. Já vi profissionais ultrapassando a linha com condutas inapropriadas e perdendo credibilidade na internet, assim como na vida real. A diferença é que no mundo virtual tudo fica gravado e pode ser reproduzido e viralizar com mais facilidade.  Assim, o profissional deve agir como ele age na frente de um paciente ou de uma equipe que trabalha com ele, com responsabilidade.

Como se posicionar nas redes sociais?

O CEO da Salsanova dá algumas dicas essenciais para não errar na hora de produzir o post. Fique de olho!

POSTS ORGÂNICOS

●Ser usuário da mídia em que for postar, para entender melhor como ela funciona;

●Ter empatia com seus seguidores;

●Transmitir a verdade. Trazer a realidade aproxima e traz engajamento;

● Ter autonomia e encontrar o caminho ideal para seus objetivos; 

● Utilizar formatos variados, como vídeos, gráficos e listas;

● Buscar interação com os seguidores. Lives são uma boa pedida para isso;

● Se possível, crie seus posts com aplicativos específicos, como o canva.

POSTS COM PERFORMANCE (COM INVESTIMENTOS):

● Contrate um BI (Business Intelligence) para fazer suas campanhas;

● Tenha objetivos claros e tangíveis;

● Invista com regularidade e para sempre, o retorno é certo.

https://www.apmsantoandre.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Noticias-Medicas-maio-junho-2022-edicao-155-Final.pdf